Duplo fator de autenticação pode ajudar a reforçar a sua segurança no mundo cibernético.

O que é dupla autenticação de senhas?

Duplo fator de autenticação é uma pratica que vem crescendo no mundo tecnológico. Por que consiste em confirmar a autenticidade do seu login e confirmar para a plataforma que é você que está realizando o acesso. E assim dificultamos o ataque de cyber criminosos.
Desta forma a segurança é reforçada evitando que outro usuário não autorizado tenha acesso a sua conta/informação. Essa opção geralmente é fornecida gratuitamente pelas plataforma de redes sociais, e-mail entre outras.

Ao ativar autenticação de vários fatores você adiciona uma etapa ao efetuar o login. Além de usuário e senha é necessário também seguir o passo a passo indicado por cada sistema. Essa ferramenta que pode ser facilmente aplicada e ativada em seus perfis. Sem duvida trará mais tranquilidade e segurança.

Quem deve utilizar?

Nós da eSecurity aconselhamos que todos os usuários de qualquer tecnologia utilizem verificação em duas etapas. Porque esse recurso reforça a proteção dos seus dados. 

Além de ser um simples processo e ativado uma única vez, esse protocolo pode assegurar ou dificultar o roubo de dados sensíveis em ataques de cyber criminosos. Portanto encontrar formas de reforçar a segurança sempre é um estratégia benéfica.

Como ativar esse recurso?

Para ativar essa opção você deve acessar as configurações da plataforma. Cada plataforma aloca e nomeia de uma forma, mas sempre em configurações e com nomes relativos a autenticação de senhas. Então facilita a ativação desse recurso para o usuário.
Se você ainda não utiliza esse recurso repense sobre a importância da informação que você possui em suas redes sociais, e-mail e outras plataformas. Estamos rodeados de ataque cibernéticos diariamente e podemos diminuir o roubo dos nossos dados.

Proteger dados sensíveis ou não é uma tarefa necessária que pode ser aplicada facilmente com boas praticas. Reeducar o usuário e conscientiza-lo sobre a importância da proteção de dados é a tarefa mais complicada de todo o processo.

 



Author: Alan Sanches
é consultor em Segurança da Informação e possui mais de 22 anos de experiência na área de Infraestrutura de TI e Segurança Cibernética. Ministra treinamentos e palestras sobre Segurança Ofensiva, Defensiva, Ética Hacker e Técnicas de Intrusão nos maiores eventos de Tecnologia do Brasil como: Campus Party, LatinoWare, FLISOL, RoadSec, Hacking Day, FISL e Mind the Sec. É Tecnólogo em Redes de Computadores e possui 3 Pós-Graduações, em Inteligência Estratégica, Master Business Information Security e Neurociência & Comportamento Humano. Atualmente ministra treinamentos de Técnicas de Intrusão e Defesa Cibernética para a Polícia Civil do estado de São Paulo, treina equipes do Exército, Divisão de Inteligência da Marinha e ABIN